Lombo recheado assado na cerveja
Ingredientes
- 1 peça de lombo suíno (aprox. 1,5 kg)
- sal e pimenta do reino à gosto
- 3 dentes de alho
- suco de 1 limão
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de mostarda dijon
Recheio
- 150g de provolone ralado
- 250g de linguiça fresca (retirar a pele)
- 250g de bacon em fatias finas
Molho
- 1 lata de cerveja preta
- 1 cebola grande em fatias
- 1 colher mostarda dijon
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 1 colher (sopa) farinha
Modo de preparo
Abra o lombo no sentido do comprimento formando uma manta. Se você souber cortar direitinho, ok. Mas não faça como eu, que retalhei praticamente todo o lombo, coitado. Deveria ter pedido ao açougueiro... kkkk Enfim, tempere com sal e pimenta dos dois lados. Misture o suco de limão, o alho, o azeite, a mostarda e coloque esta mistura no lombo e deixe na geladeira por 2 horas. Eu coloquei tudo de um saco plástico para ficar marinando, pois a carne fica mais envolvida pelo tempero..
Retire a pele da linguiça, e retire o excesso de gordura. Corte o queijo provolone em palitos e reserve tudo.
Depois de deixar a carne marinada no tempo indicado, forre uma superfície com plástico pvc, e coloque a peça de lombo marinada aberta sobre a bancada. Lembre-se de escorrer a marinada antes, senão vai lambuzar tudo! Espalhe a linguiça, e por cima distribua os palitinhos de queijo.
Enrole como rocambole, arrume as fatias de bacon por cima e amarre com linha grossa ou barbante. Caso você não tenha nenhum dos dois em casa, aqui vai uma dica: use fio dental para amarrar a carne. Mas dê preferências aos que não tem sabor forte, senão vai passar o gosto para a carne.
Ps. Eu, que não tinha as primeiras opções, aproveitei a oportunidade para usar um ingredientes que ganhei no 1° Encontro Gourmet, o "transglutaminase". Não vou entrar em detalhes agora, mas esse é um elemento muito utilizado na gastronomia molecular, e ele serve para grudar/unir proteínas. Ou seja, ele fez as vezes do barbante/linha/fio dental nessa receita. Eu só dissolvi o pó em um pouco de água, e pincelei. Fechei bem com um plástico e deixei na geladeira por mais um tempinho até o transglutaminase reagir e grudar o meu lombo. Cuidado para não relar no pózinho, pois como ele cola proteína, pode colar nossos dedinhos! kkkkk
Eu deixei esse "rocambole" na geladeira de um dia para o outro, para pegar mais sabor (e pro "pózinho mágico funcionar sem erro), mas você pode já colocar diretamente para assar. Para isso, unte uma assadeira com azeite, coloque a carne e por cima jogue a cerveja.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido à 180°C por 1 hora e meia, depois retire o papel e deixe mais 30 minutos em forno baixo, retire do forno e transfira o lombo para uma travessa e reserve o caldo. Aqueça a manteiga, frite a cebola, coloque o caldo reservado misturado com a farinha, o shoyu e a mostarda dijon, acerte o sal e deixe cozinhar até dar uma leve engrossada, retire e espalhe sobre o lombo.
Salpique cebolinha fresca picada por cima e sirva!
Dica: espere o lombo dar uma esfriada para depois fatiá-lo (faça isso enquanto o molho é preparado), assim o queijo não sai escorrendo todo pelo prato.
Para